terça-feira, 30 de abril de 2013

Notícia de hoje site do ministério do esporte Brasil


Teste de aptidão vai descobrir talentos esportivos do PST/Forças no Esporte  
O Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte inicia, a partir do mês de maio, um
processo de avaliação e acompanhamento de aptidão física e do estado nutricional em 12 mil estudantes. As crianças e adolescentes carentes, beneficiadas pela parceria entre os Ministérios do Esporte e Defesa, serão submetidos a vários exames, entre eles, de aptidão, coordenação respiratória, capacidade neuromuscular e medição de peso e altura para estimar o Índice de Massa Corpórea (IMC).
Além da possibilidade de descoberta de novos talentos, a excução dos testes, segundo o consultor pedagógico nacional do PST, Amauri Bassoli, permitirá uma estruturação mais adequada do processo de intervenção. “A ideia é que consigamos ter um melhor acompanhamento dos beneficiados e, assim, possamos agir de forma mais qualificada tanto no aspecto pedagógico quanto no ampliado, no que se refere ao cuidado geral dos beneficiados dentro dos processos avaliados.”
O gestor explica que, no caso das crianças que com a aplicação dos testes apresentarem baixos índices de coordenação motora ou de aptidão física, será necessária uma intervenção pedagógica que atenda a esses diagnósticos. “No caso de descoberta de potenciais esportivos, esses serão estimulados a práticas especializadas de acordo com o interesse do aluno”, informa Bassoli.
Caberá aos coordenadores de núcleo, a maioria profissionais de educação física, a  execução dos testes de avaliação. Para tanto eles farão, nos próximos dias, uma capacitação a distância, uma vez que eles já participaram de habilitação presencial, promovida pelo Ministério do Esporte.
Enquanto isso, a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) finalizou a entrega de kits de avaliação aos 120 núcleos de atendimento. Cada conjunto é composto por itens de aferição como balança, trena, bola de medicinebol, fita métrica e cones.
Os núcleos de atendimento do  PST/Forças no Esporte têm como endereço comandos militares e quartéis da Aeronáutica, Exército e da Marinha, distribuídos em  todos os estados e no Distrito Federal. Nesses locais, os beneficiados do PST recebem, além da prática esportiva e do reforço escolar, quatro refeições por dia. O atendimento é realizado no contraturno da escola e, na parceria específica, os alunos contam ainda com atendimento médico e odontológico e noções de civismo.

Fonte: http://www.esporte.gov.br/ascom/noticiaDetalhe.jsp?idnoticia=
Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário