sábado, 26 de janeiro de 2013

Aula três “O Cabeceio” fundamentos básicos (Futsal)


                 O  núcleo  II   do  Programa Segundo  Tempo de  Riacho  da  Cruz/RN realizou  mais  uma  aula  do  plano quinzenal, cujo  tema  do  plano é:  Da história  aos fundamentos  básicos  do  Futsal. O fundamento  abordado  na  aula  3, foi  o  cabeceio ou  cabeçada, conheça  um  pouco  mais   sobre  esse fundamento  e   em  seguida  veja através  de vídeo  os  melhores  momentos  da  aula.
FUNDAMENTOS
            Os fundamentos são os movimentos específicos de quem joga. Essas competências facilitam e expressam a maneira de cada um jogar. Grande parte destes movimentos é realizada com a bola, como o domínio, o controle, a condução, o chute, o cabeceio, o passe, o drible e a proteção.
        CABECEIO:
O exemplo do chute, o cabeceio pode ser ofensivo e defensivo. Mas, ao contrário do chute, mas a exemplo do passe, o cabeceio pode ser cooperativo. Ou seja, quem cabeceia o faz para marcar um gol, para defender a sua equipe ou para passar a bola para um companheiro de equipe. A exemplo do chute e do passe, o cabeceio pode ter diferentes trajetórias, isto é, pode ser em linha reta, para o alto ou em direção ao chão. O local onde se toca na bola determinará as diferentes trajetórias. Cabeceou-se no meio da bola, ela sai em linha reta. Cabeceou-se embaixo da bola, ela vai para o alto. Cabeceou-se em cima, ela desce. Quem cabeceia pode estar parado ou em movimento. Neste caso, correndo, saltando, se lançando ao chão - aí se diz que, a exemplo do que acontece no voleibol, houve um mergulho (peixinho). Parado ou em movimento, ao cabecear pode-se direcionar a bola para algum lugar - para frente, lateralmente e para trás.   
Veja Aqui, os   melhores  momentos da  aula:

2 comentários: