quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Qual a diferença entre jogo e esporte?

Será que existe alguma diferença entre jogo e esporte? Não seriam a mesma coisa? Pois bem, vamos voltar no tempo. Mais ou menos até o final do século XVIII os jogos eram praticados simplesmente por diversão e geralmente aconteciam em festas de colheitas, religiosas etc.
A partir daí acontece uma ruptura desses princípios devido a uma sistematização, uma interferência do Estado. Simplificando, o Estado contribuía financeiramente com as instituições que não tinham condições de manter seus atletas.
Na verdade essas contribuições não visava a saúde do atleta, e sim, o seu alto rendimento, para que através de resultados o país passasse a ser reconhecido internacionalmente. Pegando carona nisso, o capitalismo entra de vez no esporte. A publicidade, a mídia, começam a fazer parte dessa prática que se tornou um grande negócio.
Esporte
Esporte é uma atividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente
visa a competição entre praticantes. Para ser esporte tem de haver envolvimento de habilidades e capacidades motoras, regras instituídas por uma confederação regente e competitividade entre opostos. Algumas modalidades esportivas se praticam mediante veículos ou outras máquinas que não requerem realizar esforço, em cujo caso é mais importante a destreza e a concentração do que o exercício físico. Idealmente o esporte diverte e entretém, e constitui uma forma metódica e intensa de um jogo que tende à perfeição e à coordenação do esforço muscular tendo em vista uma melhora física e espiritual do ser humano. As modalidades esportivas podem ser coletivas, duplas ou individuais, mas sempre com um adversário.
            Também podemos definir esporte como um fenômeno sociocultural que envolve a prática voluntária de atividade predominantemente física e competitiva, com finalidade recreativa ou profissional, ou predominantemente física não competitiva com finalidade de lazer, contribuindo para a formação, desenvolvimento e/ou aprimoramento físico, intelectual e psíquico de seus praticantes e espectadores. Além de ser uma forma de criar uma identidade esportiva para uma inclusão social.
            A atividade esportiva pode ser aplicada ainda na promoção da saúde em âmbito educacional, pela aplicação de conhecimento especializado em complementação a interesses voluntários de uma comunidade não especializada.
Jogo
Jogo é toda e qualquer atividade em que exista a figura do jogador (como indivíduo praticante do jogo) e para ele, são criadas as regras que podem ser para ambiente restrito ou livre. Geralmente os jogos têm poucas regras e estas tendem a ser simples, sua presença é importante em vários aspectos, entre eles a regra define o inicio e fim do jogo. Pode envolver dois ou mais jogando entre si como adversários ou cooperativamente com grupos de adversários. É importante que um jogo tenha Adversários interagindo e como resultado de interação exista um vencedor e um perdedor. Jogos são atividades estruturadas, praticadas com fins recreativos e em alguns casos fazem parte de instrumentos educacionais, onde são usados jogos para passar uma mensagem ao jogadores (vencedores e perdedores). São distintos do trabalho que visa remuneração e da arte que está associado à expressão de ideias. Esta separação é sempre precisa, porém, há jogos praticados por remuneração e outros associados à expressão de ideias e emoções. Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercício ou realizam um papel educativo, simulação ou psicológica. Jogos são disputados contra adversários, o que os diferencia de competições, o adversário pode ser outro jogador ou uma simulação que interage com o jogador (no caso de jogos digitais).
Em resumo os jogos possuem certo numero de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo.
Qual a diferença entre jogo e esporte?
O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico com normas livremente estabelecidas pelos participantes. O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos. A busca pela vitória e competividade também está presente. Na maior parte das vezes, o esporte requer esforço físico dos participantes, mas isso não é regra. Um exemplo é o xadrez, jogo que também é reconhecido como esporte. Na sala de aula, tanto as atividades esportivas como os jogos são importantes, pois ajudam no desenvolvimento integral de crianças e jovens, contribuindo nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.


Fonte::http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/qual-diferenca-jogo-esporte-656036.shtml
//http://thyerres.wordpress.com/2010/04/17/diferencas-entre-jogo-e-esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário