sábado, 3 de novembro de 2012

Como acontecem nossas aulas Núcleo II (PST)


Geralmente procuramos desenvolver nossas aulas em quatro momentos  distintos, iniciando sempre com  uma  roda  de  conversa, e seguindo  a  seguinte  sequência, aquecimento, desenvolvimento  das  atividades  pré-programadas, roda  de conversa.
1º Momento: Roda de conversa (início da aula)
É o momento onde reunimos todos os alunos (e/ou turma de determinado  horário), participantes  do  programa  segundo  tempo, Riacho  da  Cruz/RN,  para conversar informalmente, passar  orientações e  explicar  a  temática  da  aula e  como  a  mesma será  desenvolvida.
2º Momento: Aquecimento
Sabendo da importância do aquecimento para o melhor desempenho na prática  esportiva,  é   rotina  em  cada  aula desenvolver  antes  da  prática, alguns  minutos   para o aquecimento simples alongando  os  membros   inferiores  e  superiores do  educando,  para  que  ele  se  sinta  mais  disposto na   hora   da  praticar   as  atividades esportivas propriamente  ditas. O  aquecimento  sempre  ocorre  de  forma  lúdica  através  de  brincadeiras  e  dinâmicas.
3º Momento: Desenvolvimento das atividades pré-programadas
É o momento de por em prática tudo aquilo que  foi  planejado  como  atividade,  seja  uma  partida de qualquer  modalidade  esportiva,  seja  um  treinamento,  seja um  jogo ou  brincadeira  lúdica  esportiva,  costumamos  dizer  que  esse  momento  da  aula  é  onde  realmente  colocamos a  mão  na  massa.
4º Momento: Roda de conversa (final da aula)
Muitas vezes dependendo do tempo que leve para desenvolver os outros  momentos da   aula,  a  roda  de  conversa  final  fica  meio  que  sufocada ( sobra  pouco  tempo) mas   sempre procuramos  deixar  uns  cinco  minutos de cada  aula para  realiza-la,  com  o  intuito  de    verificar   no  educando  se ele  consegue,  responder  os  seguintes  questionamentos: O  que aprendemos? O  que  faltou na  aula para  ele aprender? E como podemos aprender?
            É um momento de reflexão que consideramos como primordial em qualquer aula ou atividade, pois é nele que temos uma ideia se realmente estamos no caminho certo, serve como uma avaliação não só para o educando, mas para  nós  mesmos  monitores e  coordenadores, haja  vista  que ensinamos  e  aprendemos  com  nossos  alunos.

Nota do Blog:
Deixe seu comentário e responda a seguinte pergunta: Como acontecem as aulas no seu núcleo? É parecido, é diferente?  Deixe sua opinião, você concorda com a nossa  metodologia?


Veja  em fotos:
1º Momento

2º Momento

3º Momento
4º Momento


Nenhum comentário:

Postar um comentário