quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Feriado Estadual - Mártires de Cunhaú e Uruaçu


              
O programa Segundo Tempo da cidade  de  Riacho da Cruz  não   realizará,  as  atividades  do  programa nesta  quarta-feira,  devido  o  feriado  estadual de  03 de outubro em consagração aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

Conheça um  pouco  mais   sobre  esse  feriado  estadual

As  informações  descritas  abaixo tem  como  fonte: O Blog  Umarizal News
Católicos do Rio Grande do Norte recordam, hoje, feriado estadual, o massacre dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, mortos por holandeses no ano de 1645, por não aceitarem a imposição da religião protestante calvinista. As celebrações eucarísticas começam a partir das 7h, no Monumento dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante.      
Maior parcela da população desconhece feriado alusivo aos religiosos norte-rio-grandenses          
Em 7 de dezembro de 2006 foi decretado pela então governadora Wilma de Faria que o dia 3 de outubro passaria a ser feriado estadual em consagração aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
Mesmo passados esses quatro anos, a maioria das pessoas ainda desconhece a razão desta data ser lembrada e até não sabe por que é feriado. A equipe de reportagem do jornal O Mossoroense foi às ruas indagar as pessoas sobre a data. O resultado mostra que a maioria não conhece o feriado dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
O vendedor Morgano Batista revela que não lembra por que dia 3 de outubro é feriado estadual. "Nunca prestei atenção de que se trata a data. O importante é que temos mais um feriado", diz.
Já a estagiária Elidiane Maria conta que se uma amiga não tivesse comentado sobre o feriado, ela continuaria sem saber, inclusive realizando as atividades de trabalho normalmente amanhã. "Literalmente eu esqueci. Sei que dia 3 é feriado por que uma amiga falou. Mesmo assim ainda não sei o que é comemorado na data", declara a estagiária.
Das pessoas entrevistadas pela reportagem, apenas uma sabia que dia 3 de outubro é feriado estadual de consagração aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. "Sei que esse feriado foi implantado por Wilma de Faria durante o governo dela para homenagear os Mártires de Cunhaú e Uruaçu", explica a auxiliar de serviços gerais Cristiane Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário